quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Estratégias de marketing

Ou como arruinar um jornal centenário:

- Manter o clima de ameaça ao rubro.

- Pagar salários diferentes a editores a desempenhar a mesma função na mesma secção.

- Cortar privilégios

- Trocar chefes de umas secções para as outras, ao sabor das necessidades do momento.

- Passar colaboradores a editores, ao preço da chuva.

- Lançar boatos, de quando em vez, a anunciar despedimentos de centenas de pessoas, a fim de manter o terror e o pânico.

- Não conversar, exigir e desrespeitar gente com anos de trabalho.

- Não conversar, exigir e desrespeitar novatos.

-Não conversar, exigir e desrespeitar colaboradores, correspondentes, gente dos quadros, vai tudo à frente.

- Dar abraços compreensivos pela frente e fazer a cama por trás.

- Alterar as políticas editoriais para algo indefinido, uma qualquer amálgama de ordens hierárquicas, sem fio condutor e sem estratégia compreensível.


- Fomentar a maledicência e o mau ambiente.

No fim de tudo, criticar o mau ambiente, o desânimo, a falta de estratégia, as hipocrisias e as hierarquizações e as insubordinações da equipa.

Tipo efeito boomerang.

1 comentário:

calamity jane disse...

É por essas e por outras que até os mais afoitos vão desertando! Até ao dia em que restará de facto um imenso deserto...